top of page

CIRURGIA DE CATARATA

O que é a Catarata?

Catarata é a perda da transparência da lente natural do olho (cristalino), dificultando a chegada da luz à retina, onde se forma a imagem, ou seja, a catarata é patalogia dos olhos que consiste na opacidade parcial ou total do cristalino ou de sua cápsula. A catarata pode ser desencadeada por vários fatores, como traumatismo, idade, Diabetes mellitus, uveítes, uso de medicamentos,etc. Apresenta-se tipicamente como embaçamento visual progressivo.

​

Tipos de Catarata

  1. Catarata Congênita

  2. Catarata Senil

  3. Catarata Traumática.
     

Sintomas da Catarata

Perda gradual da visão com distorção de imagem, cor luz.

Aumento de miopia.


Tratamento para a Catarata

O único tratamento eficaz para a Catarata é o cirúrgico.
Catarata é uma doença conhecida há milhares de anos e sua cirurgia já é realizada há séculos. A cirurgia de Catarata é realizada através de um microscópio, com anestesia local quando é implantada uma lente intra-ocular para substituir o cristalino.

 

Atualmente, a técnica utilizada na cirurgia de catarata e a chamada FACO-EMULSIFICAÇÃO ou cirurgia de catarata com pequena incisão no qual utiliza-se o ultrassom.

 

Esta cirurgia é realizada com incisão menor, podendo ser implantada uma lente dobrável intra-ocular, fazendo com que o olho tenha uma recuperação mais rápida.

 

A evolução técnica na cirurgia de catarata permite hoje incisões muito pequenas, entre 2 e 3 milímetros, o que dispensa a necessidade de sutura e possibilitando assim, uma cirurgia mais rápida, com menos riscos.

​

Atualmente pode-se implantar lentes intra-oculares que corrigem a visão longe, perto e intermediária, ou seja lentes TRIFOCAIS, permitindo assim a libertação dos óculos.

​

Quando Operar a Catarata?

A decisão de quando operar é pessoal e vai depender do grau de insatisfação do paciente em relação a sua diminuição de visão.

​

Exames Pré-Operatórios

Para segurança do profissional e do pacientes são necessários exames complementares prévios para que possa o paciente se submeter ao procedimento cirúrgico, exames oculares e avaliações cardiológica e anestésica.

​

bottom of page