CIRURGIA DE CATARATA

O que é a Catarata?

Catarata é a perda da transparência da lente natural do olho (cristalino), dificultando a chegada da luz à retina, onde se forma a imagem, ou seja, a catarata é patalogia dos olhos que consiste na opacidade parcial ou total do cristalino ou de sua cápsula. A catarata pode ser desencadeada por vários fatores, como traumatismo, idade, Diabetes mellitus, uveítes, uso de medicamentos,etc. Apresenta-se tipicamente como embaçamento visual progressivo.

Tipos de Catarata

  1. Catarata Congênita

  2. Catarata Senil

  3. Catarata Traumática.
     

Sintomas da Catarata

Perda gradual da visão com distorção de imagem, cor luz.

Aumento de miopia.


Tratamento para a Catarata

O único tratamento eficaz para a Catarata é o cirúrgico.
Catarata é uma doença conhecida há milhares de anos e sua cirurgia já é realizada há séculos. A cirurgia de Catarata é realizada através de um microscópio, com anestesia local quando é implantada uma lente intra-ocular para substituir o cristalino.

 

Atualmente, a técnica utilizada na cirurgia de catarata e a chamada FACO-EMULSIFICAÇÃO ou cirurgia de catarata com pequena incisão no qual utiliza-se o ultrassom.

 

Esta cirurgia é realizada com incisão menor, podendo ser implantada uma lente dobrável intra-ocular, fazendo com que o olho tenha uma recuperação mais rápida.

 

A evolução técnica na cirurgia de catarata permite hoje incisões muito pequenas, entre 2 e 3 milímetros, o que dispensa a necessidade de sutura e possibilitando assim, uma cirurgia mais rápida, com menos riscos.

Atualmente pode-se implantar lentes intra-oculares que corrigem a visão longe, perto e intermediária, ou seja lentes TRIFOCAIS, permitindo assim a libertação dos óculos.

Quando Operar a Catarata?

A decisão de quando operar é pessoal e vai depender do grau de insatisfação do paciente em relação a sua diminuição de visão.

Exames Pré-Operatórios

Para segurança do profissional e do pacientes são necessários exames complementares prévios para que possa o paciente se submeter ao procedimento cirúrgico, exames oculares e avaliações cardiológica e anestésica.