pontilhado Home pontilhado Contato
Clinica de olhos em Foz do Iguaçu

Calázio

O QUE É?

Calázio é uma tumefação da pálpebra causada pela inflamação (granulomatosa crônica) de uma das glândulas que produzem material sebáceo (glândulas de Meibomius) localizadas nas pálpebras superior e inferior.

O calázio às vezes é confundido com um hordéolo, ou também chamado terçol, que também aparece como uma tumefação na pálpebra. O hordéolo é uma infecção de um folículo ciliar que causa um nódulo avermelhado e doloroso na borda palpebral.

O calázio é uma reação inflamatória ante uma obstrução da secreção sebácea pela glândula. Não é causada pela presença de bactérias, todavia a área afetada pode se tornar infectada por bactérias.

CAUSAS

Causada pela inflamação de uma das glândulas que produzem material sebáceo (glândulas de Meibomius) localizadas nas pálpebras superior e inferior.

Mesmo após o tratamento algumas pessoas têm propensão a apresentar recorrências do calázio. Se um calázio reaparece no mesmo lugar seu oftalmologista poderá requisitar uma biópsia para descartar problemas mais graves.

SINTOMAS E DIAGNÓSTICO

O calázio tende a desenvolver-se mais comumente nas bordas palpebrais e tende a "apontar" para o interior da pálpebra.

Em alguns casos o calázio pode causar uma inflamação aguda de toda a pálpebra, porém tem um ponto doloroso definido.

Institucional l Equipe Médica l Cirurgias l Catarata l Exames l Tratamentos l Doenças Oculares l Convênios l Contato l Dicas
Av. Brasil, 1835 - Centro - Foz do Iguaçu - PR - Fones: (45) 3523-3196 - (45) 3025-5005 - Cel.: (45) 8404-5032
www.oftalmofoz.com.br - oftalmofoz@oftalmofoz.com.br